Rehagro Blog
Vacas leiteiras se alimentando

Aditivos na dieta de bovinos leiteiros: como utilizar?

A utilização de aditivos na dieta de bovinos leiteiros é uma ferramenta que pode auxiliar na melhoria da produtividade das vacas.

Após uma avaliação do rebanho e seu desempenho, eles podem ser indicados quando há a real necessidade de refinamento nutricional, lembrando que o manejo alimentar tem grande impacto sobre os resultados financeiros do produtor.

Mas existem alguns critérios que devem ser considerados na escolha do aditivo ideal para as suas vacas! Conheça alguns deles neste artigo!

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Avaliação do manejo nutricional

Uma das dificuldades no monitoramento do desempenho de bovinos de leite é justamente avaliar o manejo nutricional ou alguma intervenção nutricional na falta de um grupo controle.

Isso faz com que muitas das análises sejam feitas de maneira subjetiva e com fatores que possam confundir a resposta. O efeito do tempo ou da estação do ano é um exemplo disso.

Para que o monitoramento do manejo nutricional tenha algum valor do ponto de vista da tomada de decisão é necessário que:

  • Os dados coletados sejam representativos daquilo que realmente acontece no rebanho;
  • Tenham importância no desempenho animal e estejam relacionados à alimentação;
  • Sejam de fácil obtenção, passíveis de serem manipulados e de sofrerem intervenções através do manejo nutricional.

O uso de médias para a avaliação do desempenho animal, apesar de importante, é muitas vezes de pouco valor para a tomada de decisão. Já a visualização da distribuição dos dados de produção é muito importante para pesquisar oportunidades de melhoria no rebanho.

Esses dados devem ser provenientes de subgrupos do rebanho que apresentem características em comum, como número de lactações, dias em lactação, lote de produção e dieta fornecida.

Na análise de subgrupos dentro do rebanho em lactação, pode-se dividi-los em distintas categorias com base. Podemos citar:

  • Dias em lactação (vacas recém-paridas, vacas em meio de lactação e vacas no terço final de lactação);
  • Número de lactações (primeira, segunda, > 2 lactações);
  • Lote de produção.

Uma vez que os subgrupos tenham sido identificados, é necessário avaliar os dados mais recentes de desempenho animal quanto à produção de leite, produção de componentes do leite, contagem de células somáticas e incidência de distúrbios metabólicos.

Com os dados disponíveis, é possível analisá-los e determinar possíveis soluções e oportunidades para melhoria do desempenho do rebanho.

A avaliação dos dados de produção em relação ao número de dias em lactação para os diferentes subgrupos permite determinar pontos de estrangulamento no rebanho.

Curso Gestão na Pecuária Leiteira

Fatores a serem considerados ao utilizar aditivos na dieta de bovinos leiteiros

Dentre a separação dos animais para a análise da utilização ou não de um aditivo, um importante fator a ser considerado é o estado fisiológico do animal ou o momento da curva de lactação que o animal se encontra.

Vacas no período de transição, por exemplo, possuem particularidades ao passarem por modificações em sua fisiologia e comportamento e, consequentemente, na exigência nutricional.

Fatores relacionados à nutrição e aos animais devem ser considerados, como:

  • Níveis de glicose, aminoácidos, lipídios e vitaminas nos alimentos;
  • Condição imunológica;
  • Adaptação à dieta;
  • Mobilização de reservas corporais;
  • Eficiência alimentar.

Tipos de alimentos e balanceamento de dieta para a categoria animal também são fatores importantes a serem considerados na possibilidade de suplementação de um aditivo.

A determinação desses fatores será fundamental para a escolha perfeita e maximização do retorno financeiro à utilização de um aditivo.

E-book Aditivos na Dieta dos Bovinos Leiteiros

Alterações do perfil de constituintes do leite

Vários aditivos da dieta de bovinos leiteiros estão relacionados a alterações do perfil de constituintes do leite. Alterações no perfil do leite podem levar a bonificações, como aumento dos teores de gordura e/ou proteína, que podem ser o alvo da utilização dos aditivos.

Deve-se tomar cuidado com o tipo de aditivo utilizado e sua interação com a dieta, pois alguns aditivos estão relacionados à queda na concentração de gordura do leite, mesmo sem haver queda significativa da produção total de gordura pela glândula mamária.

Aditivos na dieta e prevenção de doenças

Muitos aditivos têm sido desenvolvidos para tentar manter a vaca saudável no pós-parto, prevenindo a ocorrência de algumas doenças.

Uma prática comum para a prevenção da hipocalcemia no pós-parto é a utilização de aditivos aniônicos à dieta pré-parto durante as últimas 3 semanas de gestação.

Além disso, muitos dos aditivos utilizados no pós-parto para melhorar o perfil energético e ruminal já podem ser fornecidos antes do parto em doses inferiores, mas compatíveis com a ingestão de matéria seca dessa fase.

Mas atenção! Vários deles necessitam de um tempo de adaptação do animal e, principalmente, da microbiota ruminal. Por isso, as práticas de adaptação aos aditivos são recomendadas na maioria dos casos.

Portanto, lembre-se!

Um plano de alimentação e suplementação com aditivos para vacas em lactação deve considerar os estágios da curva de lactação, bem como as respostas esperadas para cada uma dessas fases.

Como aumentar produtividade, lucratividade e a qualidade do leite?

Caso você queira continuar tendo acesso a um conteúdo 100% aplicável à sua realidade, venha conhecer o Curso Gestão na Pecuária Leiteira.

Nele,  você irá aprender como pequenos ajustes na sua propriedade, que muitas vezes não requerem grandes investimentos, podem ajudar você a transformar seus resultados, melhorando sua produtividade, lucratividade e a qualidade do leite produzido.

As aulas são dadas por consultores de grande experiência. Eles conhecem de perto os seus maiores desafios e levam para as aulas técnicas e ferramentas que possuem resultados comprovados na prática.

As aulas são 100% online e você pode fazer de qualquer lugar do Brasil.

Quer saber mais informações? Clique no link e confira!

Banner Curso Gestão na Pecuária Leiteira

 

Bruno Guimarães

Comentar