Rehagro Blog
Relação entre mato e cafezal

Manejo do mato no cafezal: qual a relação entre eles?

Quando se pensa nos diversos fatores que influenciam a produção dos cafezais brasileiros, temos que levar em consideração a relação entre mato e cafezais.

Relação entre mato e cafezais

O mato é formado por plantas herbáceas, chamadas de ervas ou plantas daninhas, ou plantas invasoras do cafezal. Corresponde às ervas que crescem no meio das lavouras de café, aproveitando as áreas livres, principalmente em lavouras de formação e podadas.

Por um lado, o mato representa uma concorrência em água, luz e nutrientes com os cafeeiros, por outro, também traz benefícios como proteção do solo contra erosões e excesso de temperatura, promove maior infiltração de água, reciclagem de nutrientes e, em lavouras de formação, também atua como quebra ventos, por meio da manutenção de mato em uma faixa central da rua da lavoura, principalmente em áreas onde ocorre muita incidência de vento.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Para conseguir que as plantas daninhas atuem como quebra vento, pode-se trabalhar com capinas mecânicas alternadas, ou seja, roça uma rua e pula uma.

Veja o exemplo na foto abaixo:

Cafeeiro com mato na entrelinha

Lembrando que é muito importante deixar a linha do cafeeiro limpa, o controle do mato nessa faixa é chamado de trilhação.

A trilhação pode ser feita com enxadas ou com herbicidas. É essencial deixar essa faixa limpa porque ali são feitas as adubações e as aplicações de defensivos de solo e qualquer mato que esteja lá concorre com o cafeeiro.

Importância e quando realizar o controle do mato no cafezal

A época mais importante para o controle do mato, quando se estabelece maior concorrência entre essas plantas e o cafeeiro é entre outubro e março.

Porém, sem um controle adequado, as plantas daninhas se multiplicam e crescem de forma rápida, retirando do solo os nutrientes e água necessários ao crescimento do cafeeiro.

E-book Braquiária na entrelinha do cafeeiro

Estudos mostram que lavouras onde o mato não foi controlado o ano todo, tiveram uma perda de até 43% da produção, lavouras sempre limpas não tiveram perdas e com capina de outubro a março tiveram 7%. (fonte: Miguel et all, Anais do 8º CBPC, p. 44-6).

O mato pode abrigar pragas do cafeeiro, como adultos do bicho-mineiro, nematoides e cigarrinhas, dificultando o controle. Por outro lado, atrai vespas inimigas naturais das pragas.

Quando se fala de mato em lavouras de café, cada um tem o seu posicionamento a respeito da condução. O importante é estar aberto às novidades e fazer testes para que as lavouras de café paguem os custos e tenham produtividade.

Leia mais sobre como alguns pontos podem ser importantes e determinantes para a fertilidade do solo.

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado? Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Comentar