Rehagro Blog
Vacas na sala de ordenha

Boas práticas de ordenha: higiene, técnicas e equipamentos

Você já sabe que uma rotina de ordenha eficiente é crucial para garantir a saúde e o bem-estar das vacas, assim como a qualidade do leite produzido.

No entanto, para que essa rotina seja realmente eficaz, todos os aspectos do manejo devem ser eficientes. Isso inclui o manejo de bezerros, vacas no pós-parto, pré-parto, novilhas, vacas em lactação e a higiene em todos os setores da sua propriedade.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Higiene na ordenha: importância e procedimentos recomendados

Um dos maiores desafios da ordenha é a limpeza das vacas e a higiene do ambiente. A responsabilidade por uma ordenha limpa não recai apenas sobre os ordenhadores, mas também sobre aqueles que cuidam das instalações nos diferentes sistemas (free-stall, o compost barn ou o pasto).

É importante que todas as áreas estejam limpas, bem iluminadas, bem ventiladas e projetadas de acordo com as normas de bem-estar animal.

Se a contagem de células somáticas (CCS) estiver alta no tanque, isso indica que algo está errado no manejo geral da sua propriedade, e esse erro pode estar tanto dentro quanto fora da sala de ordenha.

Baixar Planilha e Guia de Células somáticas no leite

É crucial que as vacas cheguem limpas à sala de espera, e para que isso aconteça, é necessário reduzir a exposição à sujeira, fornecendo camas secas e instalações adequadas.

Um ponto importante a ser ressaltado é em relação a umidade da cama dos animais no caso de sistema de Compost barn, onde quando a cama possui uma umidade baixa, ou seja, a cama se encontra excessivamente seca, pode contribuir para que os animais apresentem maior sujidade corporal.

Isso acontece, pois após o resfriamento com aspersão e ventilação na sala de espera da ordenha e resfriamento na linha de cocho, os animais se direcionam para a cama e lá devido a ação dos ventiladores, faz com que todo pó solto da cama seca seja impregnado ao pelo do animal que se encontra molhado.

Além disso, em instalações onde os animais não são confinados, é importante promover áreas de descanso que sejam limpas e que se mantenham sempre secas, a fim de evitar que os animais se sujem e cheguem na ordenha apresentando um alto grau de sujidade.

Imagem mostrando sujidade de vacas leiteiras

Imagens mostrando a sujidade dos animais e sua relação com o ambiente onde estão inseridos. Fonte: Acervo Rehagro

Ainda relacionado à higiene e à condição da cama, quando temos uma situação oposta, ou seja, uma cama com alta umidade e acúmulo de matéria orgânica, isso também influenciará para termos vacas com escore de sujidade de úbere alto.

Além dessa questão de higiene, é importante lembrar que a superlotação das instalações contribui para tal cenário, e quando isso acontecer, teremos também um maior número de vacas incomodadas, permanecendo mais tempo em pé, com limitação na alimentação e restrito período de descanso, o que somados podem contribuir tanto para o menor desempenho produtivo dos animais quanto para a redução de imunidade e predisposição a doenças, como por exemplo casos de mastite.

Além disso, vacas que chegam com tetos sujos na sala de ordenha irão necessitar de um maior cuidado e dedicação da equipe para limpeza dos mesmos antes do acoplamento das teteiras.

Esse cuidado com a higiene nesse momento é crucial para minimizar a contagem bacteriana total (CBT) no leite, visto que a máxima higiene dos operadores e dos animais estão diretamente relacionadas com uma baixa CBT.

Filtro de leite ao final da ordenha

Imagem mostrando a sujidade do filtro de leite ao final da ordenha, onde tal sujidade estava relacionada com alta umidade da cama dos animais e uma ineficiente higiene dos tetos das vacas antes de iniciar a ordenha. Fonte: Acervo Rehagro

Pós-Graduação em Pecuária Leiteira

Escore de sujidade do úbere

Existem algumas áreas mais críticas para se manter limpas, como o úbere e a parte inferior das pernas.

O escore de sujidade do úbere fornece indicadores importantes para avaliar o manejo da propriedade, assim como o escore de limpeza dos tetos é um bom indicador da contagem de células somáticas. O escore de sujidade do úbere varia de 1 a 4 sendo o escore 1 – totalmente limpo e o escore 4 – totalmente sujo.

Existe uma significativa associação entre a menor higiene do úbere e o aumento na prevalência de infecção intramamária da vaca.

Estudos demonstram que animais que possuem escore de sujidade de úbere grau 3 ou 5 tinham 1,5 vezes mais chances de se infectar com patógenos do que as vacas de escore 1 ou 2.

Outras medidas que podem ser implementadas incluem a remoção do pelo do úbere duas vezes por ano e aparar ou cortar a vassoura da cauda.

Escore de sujidade do úbere de vacas

Imagem mostrando os graus de sujidade apresentados pelas vacas. Fonte: Copyright 2002 © Pamela L. Ruegg, all rights reserved. Chart developed with input from Dan Schreiner and Mike Maronel.

Bem-estar animal nas instalações

Bem-estar animal nas instalações também é um fator importante que influencia na saúde das vacas e em todo manejo durante a ordenha.

Para uma boa ordenha é essencial que os cuidados com os animais iniciem no momento de buscá-los para ordenha, onde é importante que o ato de tocar as vacas seja realizado de maneira gentil e tranquila, evitando correria e gritos com os animais.

Animais sendo conduzidos de forma tranquila para a ordenha

Momento em que os animais são conduzidos de forma tranquila e respeitosa para a sala de ordenha. Fonte: Acervo Rehagro

Outro ponto importante e que contribui para o bem-estar dos animais, principalmente pensando em primíparas que nunca foram ordenhadas é a realização de treino com os animais, passando as mesmas na sala de espera e nas contenções da ordenha, a fim de evitar que após o parto ocorra problemas e acidentes com animais e pessoas da operação.

O bem-estar, juntamente com a proximidade e confiança das vacas nos funcionários, garantirá que elas cheguem tranquilas e sem estresse à sala de espera, e como resultado, elas liberarão o leite mais rapidamente e produzirão mais, tornando a ordenha mais rápida e eficiente.

Importância de pessoas qualificadas na execução da ordenha

Um ponto fundamental em relação às boas práticas da ordenha é deter de uma equipe treinada para execução das atividades no setor.

Além de possuir treinamento adequado, a higiene pessoal dos funcionários é muito importante, onde é ideal que a equipe lave bem as mãos e use luvas descartáveis antes de iniciar a ordenha. Isso ajuda a prevenir a transmissão de bactérias e doenças entre as vacas e os operadores.

A rotina de trabalho também deve ser bem definida de acordo com a realidade de cada fazenda, e isso se torna relevante principalmente para garantir que todos os processos da ordenha sejam realizados conforme o combinado e dentro do tempo máximo e mínimo para cada etapa.

É crucial que cada atividade seja bem descrita e que cada funcionário seja capacitado para desempenhá-la, sendo capaz de reconhecer e diagnosticar qualquer intercorrência que esteja ocorrendo tanto com a vaca quanto com o leite, por exemplo a identificação da presença de grumos ou sangue no leite, edema de úbere e claudicação ao entrar na ordenha.

Para isso, a elaboração de Programas Operacionais Padrão (POP’s), os quais demonstram o passo a passo dos processos a serem realizados de forma clara e objetiva dentro do setor, deixando firmado com a equipe a forma correta que os eventos dentro da ordenha devem ocorrer com o intuito de garantir o bem-estar, saúde e a produtividade do animal e também o sucesso na execução das tarefas.

Exemplo de um programa operacional padrão de uma fazenda

Exemplo de um Programa Operacional Padrão (POP) de uma fazenda. Fonte: Acervo Rehagro

Equipamentos essenciais para uma ordenha eficiente e segura

Sobre os equipamentos de ordenha, como as teteiras e os tubos de ordenha, é fundamental mantê-los limpos e em boas condições de funcionamento.

É importante que se tenha uma rotina de verificação sobre o bom funcionamento dos equipamentos, observando se há vazamentos e peças desgastadas e também sobre as condições de higiene. Após cada ordenha, é importante realizar a limpeza e desinfecção completa de todo o equipamento. 

A manutenção adequada dos equipamentos de ordenha desempenha um papel crucial na saúde dos tetos e no bem-estar das vacas.

Isso ocorre porque a remoção da queratina do canal do teto depende da compressão da teteira, o tônus muscular na ponta do teto depende da eficácia do alívio congestivo e a congestão do teto depende do vácuo aplicado na ponta do teto.

Portanto, se faz necessário um equilíbrio entre a produção e a remoção de queratina nos tetos, o que pode ser obtido através da correta regulagem do equipamento. Assim, é necessário se atentar aos seguintes fatores:

  • Encaixe da teteira 
    • Garanta um bom encaixe entre o corpo do teto e o massageador; 
    • Posicione a ponta do teto na zona de compressão efetiva; 
    • Reduza a congestão na ponta e no corpo do teto e evite o anelamento do teto.
  • Nível do vácuo na ponta do teto
    • Um alto nível de vácuo faz com que em poucos minutos de ordenha se tenha congestão dos tetos, o que limita o fluxo de leite antes mesmo da esgota completa da vaca; 
    • O vácuo aplicado na ponta do teto durante o período de baixo fluxo, no final da ordenha é a principal causa de congestão no teto e desconforto para a vaca; 
    • A congestão provoca dor, gerando estresse e liberação de adrenalina, prejudicando então a ação da ocitocina e consequentemente a liberação do leite. 
  • Preparação e estimulação dos animais
    • Vacas bem preparadas antes da colocação das teteiras possuem uma melhor eficiência de ordenha, pois, a descida do leite é mais rápida, o que diminui a chance de ocorrer sobreordenha; 
    • A sobreordenha resulta em aumento da congestão do teto e pode acontecer no início ou final da ordenha. No início ocorre devido a mal preparação e estimulação do animal o que gera um baixo fluxo de leite e alto nível de vácuo na ponta do teto. 

Vaca bem estimulada antes da colocação das teteiras

Exemplo de uma vaca bem estimulada antes da colocação das teteiras, é possível observar também que os tetos se encontram secos e limpos. Fonte: Acervo Rehagro

Rotina da ordenha

O objetivo da rotina de ordenha é preparar os tetos deixando-os limpos, secos e bem estimulados, promovendo uma ejeção do leite inicial e contínua, a fim de se realizar uma ordenha rápida e completa, além de evitar a sobreordenha. Para tanto, é necessário seguir algumas etapas: 

  • Teste da Caneca (descarte dos primeiros jatos de leite);
  • Pré-dipping;
  • Secagem adequada dos tetos;
  • Colocação das teteiras no tempo correto; 
  • Antissepsia eficaz dos tetos após a ordenha; 

Teste de caneca (Descarte dos primeiros jatos de leite)

O teste de caneca é uma ferramenta fundamental na rotina de ordenha, pois 50% dos casos de mastite são classificados como moderada ou grau 1 ou seja, aquela que apresenta somente alterações no leite, e esse é o único método para detectar mastite clínica moderada, uma vez que a maioria das células somáticas é eliminada nos primeiros jatos de leite, o que permite a visualização dos grumos de leite.

Além disso, o teste de caneca estimula a descida do leite e remove bactérias do canal do teto por meio da remoção do leite residual nos primeiros jatos.

Fazer o teste da caneca antes do pré-dipping é recomendado para reduzir o risco de recontaminação dos tetos já limpos. Escala de gravidade da mastite:

  • Grau 1 – Leite anormal – Apresenta alterações no leite.
  • Grau 2 – Leite anormal e úbere inchado – Apresenta modificações no leite e no teto.
  • Grau 3 – Vacas doentes – Apresenta alterações no leite e a vaca possui sinais sistêmicos, como por exemplo febre e falta de apetite.

Pré-dipping

Um pré-dipping eficaz pode reduzir as populações bacterianas na pele do teto em até 85% e diminuir a incidência de novas infecções por mastite ambiental em até 50%.

O objetivo dessa etapa de higienização antes da ordenha é reduzir os patógenos presentes na pele do teto, bem como reduzir a contagem de sedimentos e bactérias no tanque de leite.

Para garantir a eficácia do pré-dipping, é fundamental garantir que a utilização seja feita com copo sem retorno, que o mesmo esteja limpo, que ao passar a solução ela cubra todo o teto, que seja utilizado um antisséptico adequado e que a aplicação seja em tetos limpos e secos.

O antisséptico deve permanecer em contato com a superfície da pele por no mínimo 30 segundos para garantir a eliminação das bactérias.

Secagem adequada

A secagem dos tetos é uma etapa crítica em termos de higiene pré-ordenha, pois a umidade favorece o crescimento bacteriano. Além disso, a umidade permite que as bactérias presentes nos tetos e no equipamento de ordenha se espalhem por meio de gotículas de água até o esfíncter do teto.

Se a toalha de pano for utilizada, é importante garantir que esteja seca, pois toalhas molhadas não secam os tetos adequadamente.

É recomendado ter mais de um conjunto de toalhas para permitir tempo suficiente para secagem adequada entre as utilizações.

As toalhas devem ser limpas, possuir tamanho adequado e serem absorventes. Elas devem ser lavadas com alvejante ou água sanitária, em água quente ou secadas em alta temperatura.

E lembre-se, na utilização de toalhas de papel devemos utilizar um papel por teto e no caso da utilização de toalhas, a secagem de cada teto deve ser feita com uma parte da toalha.

Colocação das teteiras no tempo correto

Entre o primeiro estímulo (teste de caneca) e a colocação do conjunto de teteiras, deve-se aguardar de 60 a 90 segundos.

Tempos entre a estimulação e a colocação das teteiras inferiores a 60 segundos ou superiores a 3 minutos podem ter efeitos negativos para os animais. 

Esse tempo máximo entre a estimulação e acoplamento das teteiras está relacionado com o tempo de meia-vida a ocitocina, que é de aproximadamente 3,5 minutos. A necessidade de estimulação varia de acordo com a produção, fase da lactação e raça.

Reflexo de ejeção do leite

Reflexo de ejeção do leite— vaca estimulada pelo toque na pele do úbere, e pelo som do equipamento de ordenha, impulsos nervosos passam para o hipotálamo no cérebro. O hipotálamo estimula a glândula pituitária posterior a liberar ocitocina. O sangue carrega esse hormônio às células mioepiteliais que circundam o alvéolo. A contração das células mioepiteliais força o leite para dentro do sistema de ductos e da cisterna da glândula. Fonte: Adaptado de Michel A. Wattiaux

Quando as teteiras são colocadas prematuramente, as curvas de fluxo do leite podem ser anormais.

Vacas que não recebem estimulação suficiente não terão uma boa ejeção e podem apresentar um fluxo de leite bimodal, que é quando não há ejeção de leite imediatamente após a colocação das teteiras.

Vacas superestimuladas (tempo de estimulação e colocação de teteiras acima de 3 minutos) fará com que os animais não passem pelo fluxo bimodal, mas podem produzir menos leite.

A primeira porção de leite ejetada durante a ordenha está nas cisternas da glândula mamária e não requer estimulação. No entanto, em torno de 60% do leite produzido encontra-se nos alvéolos da glândula mamária, que necessitam de estimulação para a liberação adequada.

O momento da ordenha

Recomenda-se utilizar um sistema de ordenha que possua controle de vácuo adequado e aplique a pressão correta nas tetas.

Ao desacoplar as teteiras, faça-o suavemente, respeitando o ritmo natural da vaca. Evite puxar as tetas com muita força, pois isso pode causar dor e lesões. A remoção precoce das teteiras é uma forma mais suave de evitar a sobreordenha, reduzindo o período de baixo fluxo durante a ordenha.

Ao retirar as teteiras ainda apresentando um fluxo de leite é benéfico para a saúde dos tetos do animal e isso é descrito em estudos onde em sistemas que possuem extrator automático de teteiras ao programar a extração para um fluxo maior de leite (mudança de 800ml/min para 1.200ml/min) teve como resultado uma maior produção de leite, além de promover melhores condições para os tetos e reduzir o tempo de ordenha, visto que as vacas liberam mais leite em menos tempo. 

Pós-ordenha

Antissepsia eficaz do teto pós-ordenha

Essa prática é amplamente adotada e é essencial garantir uma cobertura efetiva de pelo menos 75% da pele do teto com um antisséptico adequado. Estudos demonstram que a antissepsia pós-ordenha pode reduzir a taxa de novas infecções por mastite em até 50%.

O pós-dipping protege os tetos, especialmente contra patógenos contagiosos, como Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae, que podem ser transmitidos entre quartos durante a ordenha.

Além disso, alguns antissépticos possuem ingredientes que ajudam a condicionar a pele do teto, fornecendo proteção contra condições ambientais frias e secas.

O pós-dipping também pode fornecer um efeito germicida residual. É importante escolher um antisséptico que deixe um resíduo nos tetos para garantir a ação antimicrobiana mesmo após a vaca se deitar.

Aplicação de pós-dipping

Realização da aplicação de pós-dipping de forma adequada, onde o teto por completo é envolvido pelo produto. Fonte: Acervo Rehagro

Limpeza das instalações após a ordenha

Após a ordenha, é fundamental limpar adequadamente o equipamento utilizado, como baldes, teteiras, tubos, copos de pré e pós-dipping e armazená-los corretamente, além de também ser importante a limpeza de todo o ambiente de ordenha, inclusive da sala de espera.

Isso ajuda a prevenir a contaminação e garante a qualidade do leite na próxima ordenha.

Higienização da sala de ordenha

Higienização da sala de ordenha, a qual é feita nos equipamentos e também em toda contenção. Fonte: Acervo Rehagro

Registros de eventos

Mantenha registros precisos de cada vaca, incluindo o volume de leite produzido, a duração da ordenha e quaisquer problemas de saúde ou tratamentos realizados. Isso auxilia na identificação de problemas de produção, monitoramento do desempenho individual das vacas e tomada de decisões.

Manter registros precisos das atividades de ordenha, incluindo dados sobre a saúde das vacas e a produção de leite, é fundamental para a rastreabilidade do produto.

Isso ajuda a cumprir as regulamentações locais e internacionais, garantindo a segurança alimentar e a conformidade com os padrões de qualidade do leite.

Considerações finais

A realização da ordenha de forma suave e respeitando o ritmo natural das vacas é crucial para promover o bem-estar animal.

Uma rotina de ordenha adequada ajuda a manter a saúde das vacas, juntamente com a limpeza dos tetos e o uso de práticas de higiene apropriadas reduzem o risco de infecções, como a mastite, que é uma das principais preocupações na produção de leite. A ordenha é uma excelente oportunidade para observar indicadores que retratam a realidade da fazenda.

Ao seguir uma rotina consistente e bem organizada, se otimiza o tempo gasto na ordenha, reduz o estresse das vacas e aumenta a produtividade geral.

Além disso, o monitoramento regular da saúde das vacas durante a ordenha permite a detecção precoce de problemas de saúde e a implementação das medidas corretivas necessárias.

Em resumo, uma rotina de ordenha bem estabelecida e executada adequadamente tem um impacto significativo na saúde das vacas, no bem-estar animal, na qualidade do leite, na eficiência da produção e na conformidade regulatória. Esses fatores são essenciais para o sucesso de uma operação de gado leiteiro.

Indicadores da performance da ordenha

Tabela com dados de performance da ordenha

Quer se tornar especialista e referência na produção de leite?

Caso você queira se especializar, tendo aulas com alguns dos melhores consultores do mercado, venha conhecer a Pós-Graduação em Pecuária Leiteira.

Com conteúdo 100% aplicável, eles levam para as aulas técnicas, ferramentas e estratégias que possuem resultados comprovados na prática para que você se torne capaz de alavancar a produtividade, lucratividade e a qualidade do leite produzido.

Com formato online, você pode participar de qualquer lugar do Brasil, com flexibilidade de horário.

Quer saber mais informações? Clique no link abaixo e conheça!

Banner Pós-graduação em Pecuária Leiteira

 

Laryssa Mendonça

Yanca Fernandes - Equipe Leite Rehagro

1 comentário