Rehagro Blog
percevejo-milho-1170x568

Danos de percevejo na cultura do milho: Como manejar?

Os percevejos são pragas importantes e ocorrem nas diversas culturas de grãos cultivadas no Brasil. No milho, essa praga possui um grande potencial de dano, pois nas primeiras fases de desenvolvimento da cultura o risco de perda é alto. Desta forma, é muito importante realizar o manejo eficiente para evitar perdas de produtividade.

Listamos alguns pontos que devem ser observados para que os percevejos não reduzam os lucros das lavouras:

Ponte Verde: Além do milho, os percevejos podem causar problemas em lavouras de feijão, soja e trigo e ao final do ciclo dessas culturas podem se hospedar em algumas plantas daninhas, o que não interrompe o ciclo da praga, garantindo assim, condições de sobrevivência. Com isso, é fundamental realizar o monitoramento das lavouras antes da instalação da cultura do milho.

Esse monitoramento é essencial para a tomada de decisão, pois ao identificar a praga em nível de dano econômico é preciso pensar em alternativas de controle no momento da dessecação e posicionar um bom tratamento de sementes bem como produtos para as fases de desenvolvimento da cultura.

Dessecação: Como mencionado, os percevejos podem se hospedar em diversas plantas e com isso se tornam grandes ameaças para a próxima cultura. Desta forma, uma das estratégias que podem ser utilizadas quando se identifica essa praga em níveis de risco, é realizar posicionamento de um inseticida na dessecação da gleba. Para esse manejo é possível utilizar inseticidas que pertencem ao grupo químico dos organofosforados.

Tratamento de sementes: O tratamento de sementes é uma ferramenta muito importante para o manejo de percevejo na cultura do milho, isso porque confere proteção inicial para as plantas. Sendo assim, é preciso realizar um bom tratamento de sementes, de forma homogênea e na dose correta do ingrediente ativo. Desta forma, quando se pensa em tratamento de sementes, o grupo químico dos inseticidas neonicotinóides se mostra muito eficiente no controle desta praga.

Lavoura estabelecida: O ataque de percevejo no estádio de desenvolvimento inicial da lavoura pode ser fatal dependendo da infestação, isso porque a planta é menor e mais frágil e o aparelho bucal do inseto pode atingir o meristema apical, o que interfere no desenvolvimento da planta. Quando não se atinge o meristema, o sintoma do ataque pode ser visualizado nas folhas, as quais ficarão deformadas com um halo amarelo. Quando estes insetos atingem os níveis de dano econômico é preciso realizar o controle destas pragas. Sendo assim, recomenda-se trabalhar com inseticidas dos seguintes grupos químicos: Organofosforados, neonicotinóides e piretróides.

Aprenda sobre fertilidade do solo, nutrição e proteção de plantas,  fisiologia vegetal, manejo de lavouras de grãos para altas produtividades, gestão financeira,  formação de preço e mercado de grãos, gestão de pessoas e equipes, agricultura de precisão, tecnologia de aplicação e muito mais no curso de Pós-graduação em Produção de Grãos Online.