Rehagro Blog
Gado de corte em uma pastagem com um pôr do sol ao fundo

Pastejo rotacionado: veja a importância para sistemas de criação de gado de corte

O Brasil tem grande destaque como produtor de carne bovina no mundo. Apesar disso, o país ainda possui baixa produtividade, cerca de 30 kg de carne por hectare. Isso se deve a inúmeros fatores, mas, com certeza, um dos maiores, que deve ser considerado um gargalo, é o manejo de pastejo incorreto.

Manejo de pastejo é associação entre solo-planta-animal, onde todos estes devem estar em harmonia para atingir uma alta produtividade com sustentabilidade.

Método de pastejo é a técnica ou procedimento de manejo de pastagem. Existem vários métodos de pastejo, do mais simples ao mais complexo, sendo eles, respectivamente:

  • Pastejo contínuo;
  • Pastejo diferido;
  • Pastejo rotacionado;
  • Pastejo desponte/repasse.

O pastejo rotacionado é o método utilizado para intensificação da produção. Este método aumenta o ganho por área, mas dependendo da pressão de pastejo pode diminuir o ganho individual por animal. Ele dá a possibilidade de utilização de altas cargas animais, de 2 a mais de 5 U.A/ha média ano.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Diagnóstico do pasto

Para a implantação do pastejo rotacionado, deve-se considerar o número de animais a serem manejados dessa forma e o potencial de crescimento da forrageira. A partir do diagnóstico da situação atual, as áreas degradadas devem ser recuperadas. 

Áreas com forrageiras de alto potencial, com baixa carga animal em método de pastejo contínuo ou rotacionado, resultam em áreas de pasto desuniforme.

Subpastejo

Aparecem, então, áreas sub pastejadas, onde o pasto está “sobrando” junto de áreas de superpastejo, onde se observa o oposto. Assim, o gado passa a evitar as áreas sub pastejadas, pois o capim fica passado. 

Área de subpastejoÁrea de subpastejo.

Superpastejo

Já as áreas de superpastejo, acontecem pelo hábito dos bovinos em pastejar sempre a rebrota do capim.

Isso traz graves consequências, pois abre uma porta para o aparecimento de plantas invasoras, além de expor a superfície do solo nesses locais. 

Área de superpastejo Área de superpastejo.

Comumente, essas áreas são próximas aos bebedouros e comedouros. Deve-se, então, para então implementar o método de pastejo rotacionado, uniformizar o pasto, colocando um lote grande de animais nessas áreas, a fim de obrigá-los a comer o que está sobrando, ou então roçar.

A escolha da forrageira é muito importante. Cada forrageira possui uma característica agronômica distinta, que se adequa melhor em determinadas condições climáticas, topografia, fertilidade e característica física do solo, dentre outras. 

É necessário um período de descanso pós-pastejo que deve ser respeitado para que a planta consiga se recuperar e acumular reservas orgânicas. As forrageiras que possuem essa característica, então, encaixam-se muito bem ao método rotacionado. 

Algumas forragens que funcionam muito bem no pastejo rotacionado são: 

  • De porte maior: Mombaça, Tanzânia, Tobiatã, Andropogon, Capim-elefante;
  • De porte baixo: a maioria das braquiárias.

E-book Práticas de manejo para sistema rotacionado

Implantação do pastejo rotacionado

Para implantação desse método, o primeiro passo é mapear toda a área de pastagem efetiva da fazenda com GPS (Sistema de Posicionamento Global) e criar um mapa em um software como por exemplo o AutoCAD®. 

Feito o mapa, são desenhadas as divisões das áreas em módulos e piquetes. Para saber o número de piquetes que se deve fazer, existe uma conta bem simples, mas antes é preciso fazer uma observação sobre período de ocupação e período de permanência. 

O primeiro é o tempo total em que o piquete fica ocupado por animais no caso de mais de um lote (manejo de desponte/repasse). Já o período de permanência é o período em que um determinado lote permanece no piquete. 

Assim, pode-se dizer que quando apenas um lote ocupa um piquete, o PP=PO. É importante conhecer essas diferenças para não errar na hora de calcular o número de piquetes.

NP = (PD/PP) + Número de lotes

Onde:

  • NP = número de piquetes;
  • PD = período de descanso;
  • PP = período de permanência;

Mapa para pastoreio rotacionadoMapa da fazenda desenhado no AutoCAD®, a partir do GPS. Fonte: aula de elaboração de projetos para pecuária de corte, Paulo César Costa, Equipe Rehagro.

Divisões para pastoreio rotacionadoDivisões dos módulos e piquetes para o pastejo rotacionado. Fonte: aula de elaboração de projetos para pecuária de corte, Paulo César Costa, Equipe Rehagro. 

Definido o número de piquetes, o próximo passo é instalar as cercas na propriedade. As divisões dos piquetes podem ser feitas com cercas elétricas, pois, o investimento na implantação tem sido de duas a quatro vezes mais baixo quando comparado com a implantação de cercas convencionais, de arame liso ou farpado. 

Os piquetes devem ser quadrados ou retangulares. O comprimento não deve passar de 3 vezes o da largura.

Para economizar em instalações, construir praças de alimentação com saleiro e água, comuns a mais de um piquete tem sido bastante indicado. 

Não é interessante fazer piquetes muito grandes para que não ocorra o sub e super pastejo. Os bovinos têm uma característica forte, eles preferem pastejar a uma distância de até 200 metros da fonte de água, deixando de comer em áreas cuja distância ultrapassam 600 metros. Eles só pastejam após 1,6 km de distância da água, quando 40 a 50% da forragem já tiver sido consumida.

Depois de preparadas as instalações, deve ser iniciado o manejo. O lote entra no primeiro piquete do módulo, ocupa esse piquete por um determinado tempo, depois segue para o próximo piquete e assim por diante, completando então o ciclo de pastejo (CP)

O ciclo de pastejo nada mais é que a soma do período de ocupação (PO) com o período de descanso (PD). O período de ocupação (PO) é o tempo em que os animais ficam no piquete e o período de descanso (PD) é o tempo entre os pastejos.

Para simplificar então temos o seguinte cálculo:

CP = PO + PD

Onde:

  • CP = ciclo de pastejo;
  • PO = período de ocupação;
  • PD = período de descanso.

Rotação de pastagemPiquetes de rotação de pastagem, com praça de alimentação (círculo vermelho) comum entre 4 piquetes mostrando como deve funcionar um rotacionado. 

Altura de entrada no piquete

A altura de entrada é uma característica particular de cada forragem e é um dos pontos mais importantes para um manejo de pastejo rotacionado adequado. Erros neste ponto causam perdas na produção do capim, levando à baixa produtividade ao longo do ano. 

Foram conduzidos inúmeros estudos e experimentos para estabelecer a altura de entrada de cada forragem.

Sabe-se que quando a planta atinge o valor de 95% de interceptação luminosa, rapidamente ela passa do estágio vegetativo para o reprodutivo, alongando suas hastes, aumentando a distância entre folhas e dificultando a colheita dos animais. 

No momento em que a planta recebe na sua base apenas 5% de raios de luz, haverá boa quantidade de folhas em relação a hastes e material morto.      

Interceptação luminosaSituação quando temos interceptação luminosa em 95%. Fonte: Aspectos agronômicos para produção intensiva de leite a pasto – Sila Carneiro da Silva e Domício do Nascimento.

Manejo do pastejo de forrageirasEssa tabela indica algumas alturas de entrada e saída de diversas forragens em diferentes épocas do ano. Fonte: Como planejar o pastoreio – Adilson Aguiar.

Altura de saída

A altura de saída também é um ponto importante, mas não tão importante quanto a altura de entrada. Se mal manejada na altura de saída, a planta terá dificuldade no seu restabelecimento pós-pastejo. 

Mas o que é o ideal? Devemos analisar então se é um sistema intensivo, com uma alta quantidade de nitrogênio no solo, associado a uma alta eficiência na coleta dos animais.

Nesses casos, a altura de saída pode ser mais baixa.

Para definirmos o tempo ideal de cada piquete, devemos estar atentos a inúmeros fatores, como: 

  • Espécie da forragem;
  • Condição climática da região;
  • Topografia;
  • Densidade animal;
  • Adubação;
  • Pragas e doenças;
  • Condição de sombreamento;
  • Fertilidade do solo. 

Esse período deve ser bem respeitado para que o pasto residual consiga, então, rebrotar rápido e com vigor, para que a produção seja boa.

É possível perceber que a viabilidade de implementação deste método é alta para sistemas de criação mais intensivos de bovinos de corte, pois o ganho/área é muito superior ao de outros métodos de pastejo. 

Porém, o manejo não é simples. É necessária muita atenção para que não ocorram erros, principalmente ao observar a altura de entrada. Erros na altura de entrada podem levar a prejuízos enormes e o que poderia apresentar ótimos resultados pode se tornar um desastre.

Quer aprender mais sobre o assunto?

Venha conhecer o Curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro.

Aprenda como aumentar sua margem de lucro na atividade e melhorar indicadores como taxa de desfrute, arrobas por hectare/ano, taxa de lotação, GMD, entre outros.

Tenha aulas com professores que são consultores experientes e tenha acesso a técnicas validadas ao longo de 20 anos de consultoria nas principais fazendas do Brasil, com resultados comprovados na prática.

Clique e conheça!

Curso Gestão na Pecuária de Corte

4 comentários

  • Sabendo se que o período de rebrote é menor por 4 meses do ano em média, o que fazer com a carga animal estabelecida no verão? Vende ou trata? Se tratar, o sistema teria de ter um Projeto adicional acompanhando a orientação

    • Bom dia Emílio.
      A sazonalidade da produção forrageira é conhecida e deve ser levada em consideração durante o planejamento do determinado período.
      Existem algumas alternativas para este período, tanto a venda quando o trato podem ser uma alternativa, desde que, sejam estabelecidas métricas e cálculos baseados em um retorno econômico/financeiro satisfatório.

      Se a opção for tratar, o diferimento de pastagem, o sequestro dos animais, a suplementação mais “agressiva” ou até mesmo o confinamento podem ser opções, ressaltando a necessidade de um estudo de viabilidade sobre essa ação.
      Muito sucesso para você e conte sempre com o Rehagro.