Rehagro Blog
Gesso agrícola sendo aplicado em uma lavoura

Gesso agrícola: saiba quando utilizar e principais recomendações

A aplicação de gesso agrícola é uma prática que está sendo cada vez mais adotada entre os produtores, pois além de reduzir a toxidez por alumínio nas camadas subsuperficiais fornece cálcio (Ca) e enxofre (S) para as plantas, proporcionando um maior desenvolvimento do sistema radicular e consequente aumento da produtividade.

Obtenção de gesso agrícola

As rochas fosfáticas, principalmente a fluoropatita, são matéria-prima para obtenção dos diversos fosfatos presentes no mercado, o Superfosfato Simples, Superfosfato Duplo, o MAP (Fosfato Monoamônico) e DAP (Fosfato Diamônico).

A partir dessas reações surgem os subprodutos os Sulfatos de Cálcio, CaSO4.2H2O (gesso agrícola). O gesso agrícola também pode ser obtido através de jazidas de gipsita.   

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Curso Fertilidade do Solo e Nutrição das Plantas

Recomendação da gessagem

Recomenda-se o uso do gesso agrícola quando o resultado da análise de solo apresentar as seguintes características nas camadas subsuperficiais:

  • Ca: < 0,4 cmolc/dm3 e/ou Al: > 0,5 cmolc/dm3 e/ou saturação por alumínio (m): > 30%.

Um método muito usado é o proposto pela CFSEMG, em que se recomenda o gesso com base na textura do solo, conforme mostrado na tabela a seguir.

Tabela mostrando a necessidade de gesso agrícola

Calcula-se a quantidade de gesso com base na área coberta (SC) pelo corretivo. No caso de culturas perenes, 75% e se culturas anuais 100%. A profundidade que o gesso deverá atingir (PF) também influi na quantidade de gesso. Com base nesses dados, utiliza-se a fórmula abaixo:

QG (t/ha) = NG x (SC/100) x (PF/20)

  • QG = quantidade recomendada de gesso em t/ha;
  • SC = superfície coberta pelo gesso;
  • PF = espessura que o gesso deverá atingir.

Existem vários métodos de recomendação de gesso, porém o mais utilizado é o proposto por Souza et al (1997):

  • Para culturas anuais a NG (kg/ha) = 50 x % argila;
  • Para culturas perenes a NG (kg/ha) = 75 x % argila.

Área onde foi aplicado gesso no solo Área após aplicação de gesso

Após ser incorporado no solo, o gesso sofre uma dissolução e disponibiliza os íons de Ca e S formando pares iônicos com os íons já presentes na solução do solo e devido a sua alta mobilidade no perfil do solo, carrega os cátions para as camadas mais profundas. Abaixo, segue a reação de dissolução do gesso no solo:

2 CaSO4.2H2O + 2 H₂O = Ca+2 + SO₄-2 + CaSO40 + 3 H₂O

A aplicação pode ser feita junto com o calcário em área total, mas nunca substituí-lo. Caso não seja recomendado a aplicação do calcário, não é necessário incorporar o gesso uma vez que ele é muito móvel no solo.

Webinar Calagem e gessagem na produção de grãos

Benefícios do gesso agrícola

A aplicação do gesso agrícola fornece uma série de vantagens como:

  • Fornecer Cálcio e Enxofre;
  • Maior desenvolvimento do sistema radicular;
  • Melhora a absorção de água e nutrientes pelas raízes mais profundas;
  • Aumenta da resistência das plantas a veranicos;
  • Melhora a absorção de outros nutrientes pela planta.

Desenvolvimento do sistema radicular Desenvolvimento do Sistema Radicular

Comparação do sistema radicular sem gesso e com gessoComparação do sistema radicular

Na imagem acima, Djalma Martinhão (Pesquisador da Embrapa-CPAC) demonstra a melhoria no sistema radicular na camada subsuperficial após a adição do gesso, quando se compara as imagens A (sem adição de gesso) e a B (com adição de gesso).

Conforme demonstrado na figura, percebe-se claramente que a toxidez por alumínio e a deficiência do Ca não ocorrem somente na camada superficial

A recomendação do gesso é obtida através da análise das camadas subsuperficiais do solo. Essa prática proporciona um aumento do sistema radicular e fornecimento de Ca e S para as camadas mais profundas. O gesso não precisa ser incorporado, pois é bastante móvel no solo.

Como construir a fertilidade do solo?

Venha aprender o passo a passo no Curso Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

Com conteúdo 100% aplicável, que vai direto ao ponto, essa capacitação é dada por consultores de grande experiência nas lavouras de grãos de todo o Brasil.

Com ele, você terá uma visão completa e aprofundada da dinâmica dos solos e será capaz de potencializar a produtividade e rentabilidade nas fazendas de grãos. 

Ficou interessado?

Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Banner Curso Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

9 comentários

  • Bom dia

    Para cultivo de café orgânico, qual fonte de gesso agrícola pode ser utilizado?

    A certificadora não aceita a utilização de gesso agrícola gerado na fabricação dos fertilizantes minerais fosfatados.

  • Bom dia, Minha recomendação seria para cada mil tonelada de calcário usar 25% de gesso, utilizando o calcário com o gesso para corrigir a camada de 0,20 cm a 0,40 cm preciso incorporar esse calcário com o gesso na camada de 0,20 cm a 0,40 cm? e se for plantio direto qual a melhor opção para incorporar?

  • BOM DIA, TUDO BEM? SE PUDER ME AJUDAR NA RESOLUÇÃO DO QUE FAZER NESTA ANALISE DE SOLO. ESTA AREA TEM UM MAGNÉSIO MUITO ALTO E ENXOFRE BAIXO. PARA DISPONIBILIZAR ENXOFRE E CARREAR ESTA MAGNÉSIO PARA BAIXO SERIA CONVENIENTE USAR GESSO? OU SE TEM OUTRA ALTERNATIVA? PODEM ME AJUDAR NA MELHOR ALTERNATIVA. ESSE SOLO VAI SER ESCARIFICADO E GRADE.

    0 – 20 CM

    P2O5 – 9,7 MG/DM3

    K2O – 86,3 MG/DM3

    CA – 3,1 CMMOL/DM3

    MG – 2,6 CMMOL/DM3

    CA/MG – 1,2

    S – 7,0 MG/DM3

    PH AGUA – 6,5
    PH CACL2 – 5,9

    V% – 76

    CTC – 7,7 CMMOL/DM3

    AL – 0,0 CMMOL/DM3

    • A prática da gessagem irá aumentar os teores de enxofre no solo pois é fonte de cálcio e enxofre. Esse condicionante de solo poderá formar par iônico com o magnésio carreando para as camadas inferiores podendo apresentar aumento nos teores nas camadas inferiores. Para identificação sugere que seja realizada uma amostragem de solo estratificada (0-10, 10-20, 20-40 e 40-60 cm).

  • Bom dia.

    Prezados, quando se aplica o gesso agrícola somado à aplicação de calcário pode-se/deve-se descontar do cálculo a quantidade do gesso aplicado? Esta pergunta se deve ao fato de que ambos corroboram com a correção da acidez do solo.

    Atenciosamente,

    Olimpio de Paula e Silva

    • Bom dia Olimpio. O calcário e o gesso são complementares. Devemos utilizar eles em conjunto para obtermos bons resultados na correção do solo.
      É importante lembrar que o produto utilizado para correção da acidez é o calcário. O gesso tem potencial para reduzir a toxidez do Alumínio, no entanto, não substitui o calcário.
      Muito sucesso para você!

    • Gesso agrícola não é corretivo de acidez, o íon acompanhante SO4 é de base forte, se ele corrigisse acidez ele teria que se ligar ao H do solo formando H2SO4, ácido sulfúrico que tende a se manter dissociado em condições ambiente, o gesso agrícola corrige teores de Al do solo, se ligando Al2SO4- formado sulfato de alumínio com carga negativa que não se prende na CTC “descendo” para partes mais profundas do solo.

  • bom dia
    meu nome é Cleberson, e estou interessado em trabalhar como representante do gesso agrícola.
    sou de Jeqiué no Estado da Bahia.
    como o gesso pode ser usado nas pastagens? especificamente nas áreas onde se extrai o feno como:
    tifton, gripane, tanzane, dentre outros.
    obrigado.