Rehagro Blog
Plantação de feijão

Doenças do feijão: identificação e como realizar o controle

O cultivo de feijão é uma das principais atividades agrícolas do país, tanto pela área cultivada quanto pelo valor agregado.

Entre os fatores que limitam a produtividade, se destaca a ocorrência de doenças do feijão, as quais podem causar perdas superiores a 50% na produção ou até mesmo perdas totais caso não seja empregado o manejo adequado.

Existem mais de 200 doenças que afetam o feijoeiro, que podem ser causadas por fungos, bactérias e vírus.

Na tabela a seguir, são apresentadas as principais doenças que afetam o feijoeiro.

Principais doenças do feijoeiro

Doenças no cultivo do feijão de sequeiro e irrigado

O sistema de cultivo de feijão irrigado e a qualidade das sementes favorece a infecção de fungos de solos e pode aumentar a dispersão dos fungos que colonizam a parte aérea do feijoeiro.

No sistema de sequeiro podemos citar duas doenças que possuem potencial para causar sérios danos à cultura. São elas: a antracnose e o mofo-branco.

Neste artigo vamos dar foco a essas duas doenças que afetam a produtividade e a qualidade dos grãos.

Pós-Graduação em Produção de Grãos

Condições climáticas que favorecem o desenvolvimento da antracnose e do mofo-branco

A antracnose tem seu desenvolvimento potencializado em temperaturas que variam entre 13ºC e 26ºC e com alta umidade relativa do ar.

A alta umidade também favorece a ocorrência de mofo-branco, porém a temperatura ótima para o desenvolvimento da doença está entre 15ºC e 25ºC e dias com pouca radiação solar.

Sintomas da antracnose e do mofo-branco

Os sintomas da antracnose podem se manifestar em toda parte aérea da planta, com o desenvolvimento da doença surgem lesões deprimidas de coloração marrom-escura tanto na haste quanto no caule da planta.

Nas folhas a manifestação da doença se dá na parte abaxial ao longo das nervuras que levam ao estrangulamento da nervura e adquirem coloração marrom-escura.

 Lesão de atracnose em folha de feijãoLesão de antracnose em folha de feijão

Nas vagens as lesões são bem definidas com formato arredondado e com tamanho variável, possuem o centro da lesão claro e com um anel negro delimitando.

Vagem com sintoma de atracnoseVagem com sintoma de atracnose

Os sintomas de mofo-branco apresentam inicialmente lesões encharcadas que atingem tanto a haste quanto o caule das plantas podendo se expressar nas folhas e vagens. Após a infecção do tecido ocorre a formação de micélio cotonoso.

Com a evolução da doença os tecidos apresentam podridão e as folhas das plantas ficam com aspecto carijó, amareladas.

Vagens com sintoma de mofo-brancoVagens com sintoma de mofo-branco

Como realizar o manejo da antracnose e do mofo-branco?

  • Para evitar as perdas ocasionadas por essas doenças sugere-se evitar o plantio de feijão após feijão, evitando também áreas com histórico das doenças.
  • Realizar o planejamento do plantio a fim de evitar que a cultura seja cultivada em períodos frios principalmente a fase inicial da cultura.
  • Utilizar sementes de qualidade com certificação e realizar análise fitossanitária das mesmas.
  • Adotar o sistema de plantio direto visando aumentar a palhada no solo, em trabalhos atuais as palhadas de milheto e trigo tem se mostrado efetiva para o manejo das doenças.

Manejo químico para essas doenças

O manejo químico é outra ferramenta para se trabalhar com estas doenças. Na tabela a seguir, são apresentados alguns dos principais ingredientes ativos e doses recomendas para controle de antracnose e mofo-branco.

Manejo de doenças do feijoeiroIngredientes ativos recomendado para o manejo de antracnose e mofo-branco

Para a antracnose além dos dois ingredientes ativos citados na tabela, é comum integrar ao manejo o uso de triazóis e estrobilurinas.

As aplicações para o manejo destas doenças devem ser realizadas de maneira sequencial com produtos separados ou associados variando de acordo com a pressão da doença.

A época e o número de aplicações são dependentes do sistema de cultivo, das condições climáticas e do estádio fenológico da lavoura.

Webinar Principais doenças do feijoeiro

Quer ser capaz de alcançar melhores resultados na produção de grãos?

As cultivares mudaram, o clima mudou e o mercado mudou. E você?

Tem atualizado o seu conhecimento para conseguir alcançar alta produtividade, lucratividade e sustentabilidade nas lavouras de grãos?

Caso você tenha interesse, venha conhecer a Pós-Graduação em Produção de Grãos.

Aprenda o que há de mais recente, com aplicação 100% prática e aplicável.

Quer saber mais informações? Clique no link e conheça.

Pós-Graduação na Produção de Grãos

1 comentário

  • Bom dia. Me chamo Bruno de Oliveira e tenho uma duvida. As doenças que afetam a cultura da soja afetam a cultura do feijão. E se a um grau elevado de danos no plantio de soja ao lodo de feijão.